PLANO
DE AULA
SÉRIE
ENVOLVIDA: 6º
ANO
SISTEMA
DE NUMERAÇÃO DECIMAL
OBJETIVOS:
GERAL:
- Reconhecer as
principais características do sistema decimal: contagem, base, valor
posicional.
- Construir
significado do número natural através de contagens, medidas, códigos, etc,
explorados em diversos contextos e situações problema e deles se
apropriar.
- Compor,
decompor, comparar e ordenar números naturais.
- Construir
significado do número natural através de contagens, medidas, códigos, etc,
explorados em diversos contextos e situações problema e deles se
apropriar.
- Interpretar e
produzir escritas numéricas, inicialmente observando os números naturais
e, em seguida, compreende as regras do sistema de numeração decimal.
- Ler, comparar e
ordenar números de até três algarismos.
ESPECÍFICOS:
- Construir
significado do número natural através de contagens, explorados em diversos
contextos e situações problema.
- Reconhecer
a ordem de grandeza dos números, compor, decompor, comparar e ordenar
números naturais.
- Compreensão
do sistema de numeração decimal, do valor posicional de cada algarismo no
número.
- Interpretar
e produzir escritas numéricas, inicialmente observando os números naturais
e, em seguida, compreende as regras do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer
a ordem de grandeza de unidades, dezenas e centenas.
JUSTIFICATIVA
- O
aluno deverá adquirir o domínio da leitura, escrita e ordem dos números.
- Resolver
problemas que envolvam a análise do valor do algarismo conforme a posição
que ocupa no número.
- Utilizar
as propriedades aditivas e multiplicativas do sistema de numeração
posicional decimal para resolver problemas que envolvam compor e decompor
números em "um", "dez" e "cem".
- Reflexão
sobre a estrutura aditiva da numeração falada e sua vinculação com as
regras da numeração escrita.
- Resolução
de problemas que permitam a análise e a formulação de "regras"
sobre o valor posicional.
- Início
da elaboração de explicações e justificativas sobre a organização do
sistema de numeração posicional.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
ü Contar
história dos números naturais
ü Recortes
de jornais e revistas contendo números naturais, focando a competência
leitora e escritora.
ü Atividades
em grupos com cartões coloridos especificando cada ordem com uma cor (unidade,
dezena e centena).
ü Currículo
SEE.
DESENVOLVIMENTO
DAS ATIVIDADES
- Contar história
dos números naturais para os alunos.
- Pedir que os
alunos colassem no caderno gravuras onde se utiliza números.
- Trabalhar com
sequências numérica colorindo desenhos.
- Completar
tabelas com sequências numéricas.
- Trabalhar com
ábaco e o soroban.
- Trabalhar com o
material dourado explicando o valor de cada peça ao aluno para compreensão
do sistema de avaliação.
- Cartazes na sala
de aula sobre unidade, dezena e centena.
RECURSOS
DIDÁTICOS
- Recursos
materiais e tecnológicos: giz, lousa, jornais, revistas, cola, tesoura.
- Gravuras,
cola, régua, soroban, tesoura, ábaco,
material dourado, cartolina, câmera digital.
- Canetas
coloridas, cartolinas e folhas de sulfite.
- "dinheirinho": miniaturas de
papel das notas que estão em circulação no país.
- Calculadoras: uma para cada criança.
- Cópias de algumas das atividades: uma
para cada criança.
AVALIAÇÃO
Será
continua observando a participação dos alunos através das atividades escritas
(testes, trabalhos, auto avaliação), as orais
(conversas informais) e as de demonstração (material pedagógico).
Observando
seus alunos demonstram interesse pelos conteúdos ensinados e registrando o que
eles sabem e como pensam matematicamente.
Também será observado e registrado o que os
alunos não sabem, pois, avaliar é também analisar aquilo que o aluno não
aprendeu.
CONTEÚDOS:
ü Números
naturais
ü Sistema
de numeração decimal
ü Valor
posicional
ü Sequência
numérica
ü Decomposição
ü Leitura
numérica.
ü Regras
do sistema de numeração.
EIXOS
TEMÁTICOS:
ü Compreensão
do sistema de numeração decimal, habilidade de cálculos com números de várias
ordens.
ü Compreensão
do valor posicional de cada algarismo no número.
ü Construção
de sequências numéricas de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5 e assim
sucessivamente.
RECUPERAÇÃO
- Uso do material
dourado explicando o valor de cada peça ao aluno para compreensão do
sistema de numeração.
- Confecção de cartazes
envolvendo a decomposição dos números.
- A
recuperação será feita concomitantemente através do Professor de Apoio (se
na escola houver).
- Retomar os conteúdos cujo desempenho se mostrou
insuficiente, na forma de exercícios contextualizados, procurando
estabelecer um contato individual e personalizado com os alunos.
- Apresentar
novas atividades, incentivando o uso de ferramentas como o computador,
sugerir a produção de textos com temas publicados em jornais e revistas
que sejam relevantes, ou seja, que despertem o interesse do aluno.
- Deverá
ser contínua e dinâmica para repensar e reformular as estratégias de
ensino, respeitando a individualidade e a necessidade de cada aluno.
TEMPO
ESTIMADO: 2
semanas.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES:
1-Seguindo as
pistas, descubra que número representa cada questão abaixo:
a) Pistas:
• O algarismo
das unidades é 1;
• O algarismo
das dezenas é o dobro do algarismo das unidades;
• O algarismo
das centenas é o dobro do algarismo das dezenas;
• O algarismo
dos milhares é o dobro do algarismo das centenas.
b) Pistas:
• As duas
primeiras ordens trazem zeros;
• O algarismo
das centenas é 4;
• O algarismo
7 tem valor posicional 7.000;
• O algarismo
de maior valor é 2;
• É um número
com 5 algarismos.
2-Represente os números abaixo na forma decomposta,
conforme o exemplo:
EXEMPLO:
35.637 =
30.000 + 5.000 + 600 + 30 + 7
a) 25
b) 964
c) 4.552
d) 12.985
e) 188.302
f) 3.456.210
3-Circule o número que, em cada situação, represente
exatamente o valor posicional a que se refere:
123 = 2
20 200
349 = 9
90 900
567 = 5 50 500
230 = 2 20 200
995 = 5 50 500
234 = 3 30 300
675 = 6 60 600
180 = 8 80 800
www.colegiopaulovi.com.br.../1_exercicio_complementar_matematica
BIBLIOGRAFIA:
·
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação.
Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 5ª série/ 6º ano, volume
1. São Paulo: SEE, 2009 a.
·
SÃO
PAULO (Estado). Secretaria da educação. Saresp 2008, 2009, 2010, 2011: Matriz
de Referência para a avalição: Matemática. São Paulo: SEE, 2009b.
·
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SEE,
2010.
·
Livro Didático: Vontade de Saber Matemática- Editora FTD.
OBSERVAÇÕES:
Flexibilização: Para
alunos com deficiência intelectual
Desde que bem estimuladas, as
crianças com deficiência intelectual são plenamente capazes de compreender as
regras básicas do sistema de numeração.
Com o apoio do responsável
pela sala de recursos revise com a criança a sequência numérica e ofereça a ela
portadores numéricos de fácil consulta, como a fita métrica, por exemplo.
Quanto mais próximo do
cotidiano da criança for o tema do jogo, mais fácil será para ela compreender a
lógica. Se animais soar complicado ou distante do dia-a-dia da criança, é
possível elaborar o jogo com base nas alturas da turma (excluindo as casas
decimais) ou no número dos sapatos de cada um. Amplie o tempo de realização das
etapas e repita a atividade para facilitar a aprendizagem.
PROFESSORES
RESPONSÁVEIS:
REGINA
XAVIER DA SILVA
ROSANGELA
SONIA XAVIER DA SILVA
NILSARA
CRISTIANE FERREIRA DA SILVA
RAQUEL
DE MELO CAMARGO
PATRICIA
FARIA SANT’ ANA
OSMAR
VIEIRA DE MOURA
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