sábado, 15 de junho de 2013

PLANO DE AULA


PLANO DE AULA
SÉRIE ENVOLVIDA: 6º ANO
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
OBJETIVOS:
GERAL:

  • Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional.
  • Construir significado do número natural através de contagens, medidas, códigos, etc, explorados em diversos contextos e situações problema e deles se apropriar.
  • Compor, decompor, comparar e ordenar números naturais.
  • Construir significado do número natural através de contagens, medidas, códigos, etc, explorados em diversos contextos e situações problema e deles se apropriar.
  • Interpretar e produzir escritas numéricas, inicialmente observando os números naturais e, em seguida, compreende as regras do sistema de numeração decimal.
  • Ler, comparar e ordenar números de até três algarismos.

ESPECÍFICOS:

  • Construir significado do número natural através de contagens, explorados em diversos contextos e situações problema.
  • Reconhecer a ordem de grandeza dos números, compor, decompor, comparar e ordenar números naturais.
  • Compreensão do sistema de numeração decimal, do valor posicional de cada algarismo no número.
  • Interpretar e produzir escritas numéricas, inicialmente observando os números naturais e, em seguida, compreende as regras do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer a ordem de grandeza de unidades, dezenas e centenas.

JUSTIFICATIVA

  • O aluno deverá adquirir o domínio da leitura, escrita e ordem dos números.
  • Resolver problemas que envolvam a análise do valor do algarismo conforme a posição que ocupa no número.
  • Utilizar as propriedades aditivas e multiplicativas do sistema de numeração posicional decimal para resolver problemas que envolvam compor e decompor números em "um", "dez" e "cem".
  • Reflexão sobre a estrutura aditiva da numeração falada e sua vinculação com as regras da numeração escrita.
  • Resolução de problemas que permitam a análise e a formulação de "regras" sobre o valor posicional.
  • Início da elaboração de explicações e justificativas sobre a organização do sistema de numeração posicional.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

ü  Contar história dos números naturais
ü  Recortes de jornais e revistas contendo números naturais, focando a competência leitora e escritora.
ü  Atividades em grupos com cartões coloridos especificando cada ordem com uma cor (unidade, dezena e centena).
ü  Currículo SEE.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

  • Contar história dos números naturais para os alunos.
  • Pedir que os alunos colassem no caderno gravuras onde se utiliza números.
  • Trabalhar com sequências numérica colorindo desenhos.
  • Completar tabelas com sequências numéricas.
  • Trabalhar com ábaco e o soroban.
  • Trabalhar com o material dourado explicando o valor de cada peça ao aluno para compreensão do sistema de avaliação.
  • Cartazes na sala de aula sobre unidade, dezena e centena.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Recursos materiais e tecnológicos: giz, lousa, jornais, revistas, cola, tesoura.
  • Gravuras, cola, régua, soroban, tesoura, ábaco, material dourado, cartolina, câmera digital.
  • Canetas coloridas, cartolinas e folhas de sulfite.
  •  "dinheirinho": miniaturas de papel das notas que estão em circulação no país.
  •  Calculadoras: uma para cada criança.
  •  Cópias de algumas das atividades: uma para cada criança.

AVALIAÇÃO

Será continua observando a participação dos alunos através das atividades escritas (testes, trabalhos, auto avaliação), as orais (conversas informais) e as de demonstração (material pedagógico).
Observando seus alunos demonstram interesse pelos conteúdos ensinados e registrando o que eles sabem e como pensam matematicamente.
 Também será observado e registrado o que os alunos não sabem, pois, avaliar é também analisar aquilo que o aluno não aprendeu.

CONTEÚDOS:

ü  Números naturais
ü  Sistema de numeração decimal
ü  Valor posicional
ü  Sequência numérica
ü  Decomposição
ü  Leitura numérica.
ü  Regras do sistema de numeração. 

EIXOS TEMÁTICOS:

ü  Compreensão do sistema de numeração decimal, habilidade de cálculos com números de várias ordens.
ü  Compreensão do valor posicional de cada algarismo no número.
ü  Construção de sequências numéricas de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5 e assim sucessivamente.

RECUPERAÇÃO

  • Uso do material dourado explicando o valor de cada peça ao aluno para compreensão do sistema de numeração.
  • Confecção de cartazes envolvendo a decomposição dos números.
  • A recuperação será feita concomitantemente através do Professor de Apoio (se na escola houver).
  • Retomar os conteúdos cujo desempenho se mostrou insuficiente, na forma de exercícios contextualizados, procurando estabelecer um contato individual e personalizado com os alunos.
  • Apresentar novas atividades, incentivando o uso de ferramentas como o computador, sugerir a produção de textos com temas publicados em jornais e revistas que sejam relevantes, ou seja, que despertem o interesse do aluno.
  • Deverá ser contínua e dinâmica para repensar e reformular as estratégias de ensino, respeitando a individualidade e a necessidade de cada aluno.

        TEMPO ESTIMADO: 2 semanas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

1-Seguindo as pistas, descubra que número representa cada questão abaixo:
a) Pistas:
• O algarismo das unidades é 1;
• O algarismo das dezenas é o dobro do algarismo das unidades;
• O algarismo das centenas é o dobro do algarismo das dezenas;
• O algarismo dos milhares é o dobro do algarismo das centenas.
b) Pistas:
• As duas primeiras ordens trazem zeros;
• O algarismo das centenas é 4;
• O algarismo 7 tem valor posicional 7.000;
• O algarismo de maior valor é 2;
• É um número com 5 algarismos.
2-Represente os números abaixo na forma decomposta, conforme o exemplo:

EXEMPLO:

35.637 = 30.000 + 5.000 + 600 + 30 + 7

 a) 25
b) 964
c) 4.552
d) 12.985
e) 188.302
f) 3.456.210

3-Circule o número que, em cada situação, represente exatamente o valor posicional a que se refere:
123 =     2         20         200
349 =     9         90         900 

567 =     5         50         500
230 =     2         20         200
995 =     5         50         500
234 =     3         30         300
675 =     6         60         600
180 =     8         80         800       

FONTE DAS ATIVIDADES:

www.colegiopaulovi.com.br.../1_exercicio_complementar_matematica


BIBLIOGRAFIA:

·         SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 5ª série/ 6º ano, volume 1. São Paulo: SEE, 2009 a.
·           SÃO PAULO (Estado). Secretaria da educação. Saresp 2008, 2009, 2010, 2011: Matriz de Referência para a avalição: Matemática. São Paulo: SEE, 2009b. 
·         SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
·         Livro Didático: Vontade de Saber Matemática- Editora FTD.

OBSERVAÇÕES:

Flexibilização: Para alunos com deficiência intelectual

                Desde que bem estimuladas, as crianças com deficiência intelectual são plenamente capazes de compreender as regras básicas do sistema de numeração.
                 Com o apoio do responsável pela sala de recursos revise com a criança a sequência numérica e ofereça a ela portadores numéricos de fácil consulta, como a fita métrica, por exemplo.
                   Quanto mais próximo do cotidiano da criança for o tema do jogo, mais fácil será para ela compreender a lógica. Se animais soar complicado ou distante do dia-a-dia da criança, é possível elaborar o jogo com base nas alturas da turma (excluindo as casas decimais) ou no número dos sapatos de cada um. Amplie o tempo de realização das etapas e repita a atividade para facilitar a aprendizagem.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

REGINA XAVIER DA SILVA
ROSANGELA SONIA XAVIER DA SILVA
NILSARA CRISTIANE FERREIRA DA SILVA
RAQUEL DE MELO CAMARGO
PATRICIA FARIA SANT ANA
OSMAR VIEIRA DE MOURA